Vamos falar um pouco sobre a displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ), no linguajar médico.

📌 Trata-se de uma doença, que como o nome sugere, aparece durante o desenvolvimento do quadril ainda no período intrauterino.
📌 Os motivos para a doença se desenvolver ainda são muito estudados, existindo alguns “fatores de risco” conhecidos, como: criança sentada no útero materno (apresentação pélvico), frouxidão ligamentar materna, histórico familiar, etc.
📌 Toda criança que apresenta algum fator de risco deve ser especialmente avaliada pelo ortopedista pediátrico, que busca sinais de instabilidade deste quadril. As manobras de Barlow e Ortolani são sempre realizadas para este fim.
📌 Quando diagnosticada a doença o tratamento é imediado, com suspensórios de Pavlik (já comentamos a respeito deles, depois confiram!).
📌 Se tiver boa evolução a criança ficará muito bem, e dificilmente terá sequelas. Caso a doença seja mais agressiva, intervenções cirúrgicas são necessárias 😬
📌 Seja qual for a opção de tratamento, precisa ser bem avaliada e executada, para prevenir artrose futura deste quadril e dores constantes.